quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

172 anos de Paul Cézanne

*Serio ocioso demais não registrar:

Paul Cézanne estaria completando no dia de hoje, 172 primaveras. Confesso que o google me saudou com tal informação, não obstante, agasalho boas recordações de uma biografia que li a respeito do grande mestre Francês do impressionismo. Uma biografia antiga e severamente ilustrada, que me arrojou por momentos inteiriços, a recordações já obscuras de minha infância. Admirei seus quadros sem qualquer pretensão. Deixava-me conduzir pelo apelo emocional, infantil e volatizado. Unicamente pela beleza que desejava...

*Estranho... Sempre que observo essa natureza-morta, sou acometido por um saudosismo muito extraviado! Tenho a sensação de ter uma lembrança da casa de meu avô paterno... Sendo que eu nunca estive lá... Eu não cheguei a conhecer ele... Que interessante não?



                                                 La Vase Paillé, 1895





                                     Retrato de Louis-Auguste Cézanne,
                                 pai do artista lendo, "L'Evénement"1886. 






  La Maison du Pendu ( A casa do enforcado), 1873. Museu d'Orsay, Paris.

2 comentários:

  1. Achei muito interessante seu texto sobre Cézane, imagino o dia que irás nos presentear com Dégas!


    Parabéns Benjamin Neto.

    ResponderExcluir
  2. Oh, Thxx!
    É uma simples menção em homenagem a esse grande nome da arte universal.. q bom que vc gostou! Gosto muito do Degas, vou reunir algo sobre ele ai posto ..abrçss =)

    ResponderExcluir